desenho de duas pessoas montando um quebra cabeça dentro de uma cabeça

Você já ouviu falar sobre a terapia com biofeedback?

Ela tem sido muito utilizada para o tratamento de diferentes quadros clínicos, principalmente naqueles relacionados à prevenção e alívio de indícios relacionados à ansiedade. Isso porque ele promove uma espécie de gerenciamento dos sintomas que desregulam nosso equilíbrio físico e mental, como o estresse.

Durante uma sessão de terapia com biofeedback, eletrodos são conectados à pele do paciente tendo a função de enviar sinais para um monitor, que terá na sua interface imagens ou sons que possam desencadear mudanças fisiológicas significativas. O objetivo, então, é captar o que favorece esta espécie de desregulação do paciente, que muda a frequência cardíaca e respiratória, pressão sanguínea, temperatura da pele, sudorese ou atividade muscular, e aprender como modificar estas respostas corporais negativas.

A terapia com biofeedback é atualmente considerada uma importante ferramenta para o gerenciamento e prevenção de doenças relacionadas ao estresse, uma vez que proporciona a autorregulação, auxiliando o paciente a aprender como controlar tanto os processos físicos quanto mentais, proporcionando um funcionamento melhor e mais saudável do organismo.

Saiba mais: https://www.nucleode-stress.com.br/biofeedback/

Regina Montelli – Psicóloga
CRP/SP: 06/76971

Especialista em Medicina Comportamental – UNIFESP/EPM.
Advanced Certificate em Terapia Racional Emotiva e Comportamental – Albert Ellis Institute/ New York, USA.
Certificação em Gerenciamento de Stress – University of Texas, Arlington (UTA).
Membro da Association for Contextual Behavioral Science (ACBS).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.