Depressão

O que é depressão?

Depressão é mais do que apenas tristeza. Pessoas com depressão podem sentir falta de interesse e prazer em atividades diárias, perda ou ganho significativo de peso, insônia ou sono excessivo, falta de energia, dificuldade de concentração, sentimentos de inutilidade ou culpa excessiva e podem chegar a ter pensamentos recorrentes de morte ou suicídio.

A depressão é uma doença que afeta mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo. É considerada uma doença grave, afetando negativamente como as pessoas se sentem, bem como pensam e agem. O Brasil é o país com mais casos de depressão da América Latina, afetando cerca de 6% da população.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2018, a quantidade de casos de depressão cresceu 18% em dez anos e até 2020, a depressão será a doença mais incapacitante do planeta.

A depressão provoca sentimento de tristeza profunda ou de vazio, fazendo com que ocorra a perda de interesse em atividades antes apreciadas. Além disso, este transtorno pode levar a uma variedade de problemas comportamentais e físicos.

A depressão é uma doença crônica e pode causar um forte impacto na qualidade de vida, nos relacionamentos e na produtividade no ambiente de trabalho.

Qual a diferença entre tristeza e depressão?

Todo mundo se sente triste de vez em quando. Também é perfeitamente normal lamentar experiências de vida difíceis, como uma doença grave, uma morte na família, uma perda de emprego ou uma separação.

Esses sentimentos de tristeza tendem a diminuir com o passar do tempo. No entanto, se durarem duas semanas ou mais, e se interferirem nas atividades da vida diária, algo mais sério do que "sentir-se triste" pode estar acontecendo.

Os indivíduos deprimidos tendem a se sentir sozinhos, desamparados, sem esperança, e acabam se culpando por terem esses sentimentos.

Além disso, podem se sentir sobrecarregadas e exaustas, se afastar de suas atividades rotineiras, da família, dos amigos e do trabalho, comprometendo seu desempenho profissional.

Alguns podem até ter pensamentos de morte ou suicídio.

Quais são as causas da depressão?

Não há uma resposta única para esta pergunta. A depressão pode ser causada por alterações químicas cerebrais que influenciam o humor e os processos de pensamento. Fatores biológicos também podem causar depressão.

A depressão também pode ser um alerta sobre algum desequilíbrio comportamental e emocional. Por exemplo, transições significativas na vida, como a separação conjugal ou a morte de um ente querido, podem provocar um episódio depressivo.

Quais os principais sintomas da depressão?

  • Falta de vontade de fazer coisas que anteriormente te davam prazer;
  • Falta de estímulo para fazer as coisas no trabalho / na escola;
  • Vontade de ficar sozinho, afastando-se da família e dos amigos próximos;
  • Evitar atividades agradáveis habituais;
  • Sentir-se constantemente sobrecarregado;
  • Sentimento de culpa constante;
  • Frustração;
    Sentimento de tristeza ou vazio;
  • Pensamentos negativos sobre si próprio, sobre o mundo e sobre o futuro como “Nada de bom acontece comigo” ou “A vida não vale a pena viver”;
  • Cansaço excessivo;
  • Vontade de morrer para aliviar o sofrimento;
  • Perda ou mudança de apetite sem motivo aparente.

Depressão tem tratamento?

Sim. É fundamental que as pessoas que suspeitam que elas ou um membro da família possam estar com depressão busquem um Psicólogo ou um Psiquiatra para diagnóstico e tratamento corretos.

Como a psicoterapia ajuda as pessoas a se recuperarem da depressão?

A psicoterapia oferece a oportunidade de identificar os fatores que contribuem para sua depressão e lidar efetivamente com as causas psicológicas, comportamentais, interpessoais e situacionais, auxiliando o paciente a fazer reflexões e a entender as emoções, os comportamentos e os pensamentos prejudiciais.

O psicólogo pode ajudar a estabelecer metas realistas que permitam melhorar seu bem-estar emocional e a lidar melhor com sentimentos ruins, identificando pensamentos negativos ou distorcidos que contribuem para a piora do quadro e nutrindo uma visão realista da vida.

Ter um episódio de depressão não tratada aumenta muito o risco de ter outro episódio. Existem algumas evidências de que a psicoterapia diminui a chance de episódios futuros ou reduzir sua intensidade. Através da terapia, os indivíduos podem aprender a lidar com as emoções também em períodos posteriores de depressão.

Os medicamentos são úteis para tratar a depressão?

Medicamentos podem ser muito úteis para tratar a depressão em algumas pessoas, particularmente em casos de depressão moderada a grave. A combinação de psicoterapia e medicamentos é o melhor tratamento. No entanto, qualquer uso de medicação requer um monitoramento cuidadoso pelo médico Psiquiatra.

Alguns indivíduos deprimidos podem preferir a psicoterapia ao uso de medicamentos, especialmente se a depressão não for grave. Ao realizar uma avaliação completa, um Psicólogo e um Psiquiatra podem indicar qual é o melhor caminho para cada caso.

Você pode saber mais sobre depressão acessando o link: APA Depression

Para agendar uma sessão de terapia, entre em contato pelo whatsapp (11) 93800-6896 ou clique no link:
https://api.whatsapp.com/send?phone=5511938006896

Regina B. B. Montelli - Psicóloga
CRP/SP: 06/76971

Especialista em Medicina Comportamental - UNIFESP/EPM.

Advanced Certificate em Terapia Racional Emotiva e Comportamental - Albert Ellis Institute/ New York, USA.

Especialista em Gestão Emocional nas Organizações : Cultivating Emotional Balance (CEB) pelo Hospital Israelita Albert Einstein e certificada como Instrutora em CEB pelo Santa Barbara Institute da Califórnia.

Membro da Association for Contextual Behavioral Science (ACBS).

Núcleo de Stress - CRP: 06/652/J

 

foto de rapaz jovem com as mãos na boca e semblante triste

Como podemos lhe ajudar?