A ilustração apresenta uma mulher encolhida, cercada por anti-depressivos.

Estresse diário, ansiedade, pré-disposição genética e disfunção hormonal são apenas algumas das condições que causam a depressão, transtorno que afeta mais de 23 milhões de pessoas no Brasil.
Segundo uma pesquisa realizada pela Pesquisa Vigitel, do Ministério da Saúde, em 2021 cerca de 11,3% dos brasileiros receberam um diagnóstico médico da doença. Um número superior à média apontada pela OMS para o país, que é de 5,3%.

E, apesar da situação estar muito preocupante entre a população de forma geral, entre as mulheres ela é mais preocupante. Segundo a pesquisa, a taxa entre as mulheres é de 14,7%, enquanto entre os homens é de 7,3%.

Mas, porque isso acontece?

Muitas vezes, ocorre por conta da predisposição genética, pelas constantes alterações hormonais, pela sobrecarga da mulher em seus diversos papéis exercidos na vida e sem igualdade em relação aos homens, que contribuem não só para o desenvolvimento da depressão mas também outros transtornos psicológicos.

Contar com o auxílio da psicoterapia é fundamental! Ela vai ajudar a trabalhar as questões emocionais, cognitivas e comportamentais, melhorando o seu bem-estar e qualidade de vida.

Para saber mais, acesse esse link.

Regina B. B. Montelli – Psicóloga
CRP/SP: 06/76971

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.