a ilustração apresenta uma mulher envolvida pela sombra de um homem que lhe tampa a boca.

Segundo um estudo publicado na revista The Lancet, 27% das mulheres com idade entre 15 a 49 anos já sofreram violência física e/ou sexual dos parceiros masculinos pelo menos uma vez na vida.

E, geralmente, quando a vítima entra nessa situação, é muito difícil que ela saia. Dando origem a um ciclo de violência doméstica em seus relacionamentos. Por esse motivo, saber reconhecer quando esse ciclo se inicia é muito importante para encerrar o relacionamento abusivo o quanto antes e impedir danos maiores.

Nesses casos, o ciclo é composto por três fases:

  • Tensão – onde ocorrem humilhações, ofensas e provocações. Neste período, é comum que a mulher entre em estado de negação e tenha dificuldades para aceitar a situação.
  • Explosão – onde o agressor passa a utilizar a violência física, com tapas, socos e sexo forçado.
  • Lua de mel – momento em que o agressor faz falsas promessas de mudança. Com isso, começam a surgir desculpas em uma tentativa de reconquistar a vítima. E, quando o agressor é perdoado, o ciclo recomeça.

Nessa situação, o primeiro passo para sair dessa situação é buscar ajuda! Você pode buscar o auxílio de familiares e amigos, profissionais ou de canais de ajuda.

Programas como o SOS Mulher disponibilizam um atendimento rápido para as vítimas de violência doméstica. Com um simples toque no botão de pânico, imediatamente uma viatura irá até você.

Para saber mais, acesse o link.

Maria Claudia Esteves
CRP/SP: 06/105260

Psicóloga Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental

Coach de Relacionamento

Terapeuta de Casal e sexual

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.