A ilustração apresenta uma mulher fugindo de algo, com muitas dúvidas do que é. A imagem apresenta o tema do transtorno que pode ser confundido com a depressão.

O período de tensão pré-menstrual pode ser muito complicado para diversas mulheres, principalmente nos casos em que está associado ao Transtorno Disfórico Pré-Menstrual (TDPM).

O TDPM é um problema caracterizado por sintomas como alta irritabilidade, isolamento e tristeza, assim pode trazer vários prejuízos para áreas como trabalho, relacionamentos interpessoais e autocuidado. Assim, muitas vezes pode ser confundido com quadros de ansiedade ou depressão.

Esse transtorno se difere dos outros por um principal motivo: Suas causas estão relacionadas à queda brusca do hormônio progesterona e do estrógeno e afeta o sistema de neurotransmissão que auxilia no controle da ansiedade, dando origem aos sintomas semelhantes a ansiedade e depressão.

Nesses casos, o tratamento é baseado na associação da psicoterapia com a ginecologia, de forma que seja possível registar a ocorrência dos sintomas nos diferentes ciclos menstruais para selecionar a melhor abordagem para o seu tratamento, diminuindo a intensidade dos sintomas e melhorando a sua qualidade de vida.

Para saber mais sobre o assunto, acesse esse link.

Regina B. B. Montelli – Psicóloga
CRP/SP: 06/76971

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.