Ilustração de uma mulher na mesa de trabalho com as mãos na cabeça e semblante estressado

O estresse é um grande mal deste século e pode atingir as pessoas em níveis e formas diferentes, provocando mudanças emocionais, comportamentais e até mesmo físicas no cotidiano de cada um. Sabemos que, de uma forma ou de outra, o estresse não é evitável, mas pode sim ser administrável.

Então, como aliviar o estresse? Uma ação-chave para minimizá-lo é gerenciar adequadamente o estresse, utilizando-o a seu favor. Parece impossível, mas estudos científicos têm apontado que a maneira como pensamos e agimos diante de determinadas situações podem transformar positivamente as experiências estressantes.

Quer um exemplo? Coração acelerado e respiração mais ofegante. Isso é um típico sinal de estresse do próprio organismo. Entretanto, esta resposta também pode ser direcionada para uma reação mais positiva, uma vez que estes sintomas de alerta também podem ser guiados para serem úteis para o próprio desempenho.

Então, da próxima vez que estiver diante de uma situação estressante, tente respirar fundo, se concentrar no que precisa ser resolvido naquele momento e, sempre que precisar, peça ajuda.

Saiba mais sobre estresse: https://www.nucleode-stress.com.br/estresse/

Regina Montelli – Psicóloga
CRP/SP: 06/76971

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.