A pandemia causada pelo novo Coronavírus tem causado também muito pânico entre as pessoas. Entre milhares de informações (muitas falsas, inclusive) que chegam a cada minuto via WhatsApp, TV e Internet, a insegurança e a ansiedade da maioria da população só aumentam, piorando a nossa saúde mental neste momento.

Não à toa, a Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou algumas medidas para que a população consiga preservar o próprio bem-estar durante a pandemia e achamos importante dividir algumas delas com vocês:

  • Pare com o preconceito: independente da etnia ou nacionalidade de quem está ou foi infectado, todos são vítimas;
  • Excesso de informação faz mal: a cada instante há um dado novo sobre casos confirmados do coronavírus. Este fluxo constante de informações gera ainda mais preocupação e pânico. Portanto, tente se informar poucas vezes por dia e em fontes confiáveis, evitando “fakenews”;
  • Filhos em casa: acredite. As crianças são muito mais resilientes do que se imagina. Explique o que está acontecendo de forma simples e clara e tente manter certa rotina neste período. Não se cobre demais e aproveite para se conectar melhor com as crianças;

Por fim, saiba que você não está sozinho e nem precisa dar conta de tudo. Faça o que pode e não se exija demais. Muitos profissionais da saúde estão trabalhando para garantir os melhores cuidados para todos. Vamos juntos, mesmo que virtualmente, manter o bom andamento da sua saúde mental.

Regina Montelli – Psicóloga
CRP/SP: 06/76971

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.