foto de uma mulher no parque, sentada em um banco com as mãos na cabeça e olhando para o chão

O transtorno de estresse pós-traumático é um transtorno mental que pode ser desencadeado por um evento traumático, no qual o paciente tenha sido vítima ou testemunha.

Caracterizado por um conjunto de sinais, geralmente os sintomas incluem flashbacks que fazem com que a pessoa reviva aquele momento como se fosse real, sentindo, inclusive, as mesmas emoções do momento.

Alguns dos sinais do transtorno de estresse pós-traumático são memórias angustiantes recorrentes e indesejadas do evento traumático, pesadelos, reações físicas e emocionais a algo que lembra o evento traumático.

Apesar de ser comumente ligado aos sobreviventes de guerra, o transtorno de estresse pós-traumático pode ocorrer com qualquer pessoa e desencadeia alterações fisiológicas e mentais graves, que necessitam de tratamento.

Não subestime os sinais e busque ajuda o mais rápido possível. Lembre-se: o transtorno de estresse pós-traumático pode atrapalhar toda a sua vida, incluindo trabalho, relacionamentos, saúde e prazer nas atividades diárias.

Regina B. B. Montelli – Psicóloga
CRP/SP: 06/76971

Especialista em Medicina Comportamental – UNIFESP/EPM.

Advanced Certificate em Terapia Racional Emotiva e Comportamental – Albert Ellis Institute/ New York, USA.

Especialista em Gestão Emocional nas Organizações : Cultivating Emotional Balance (CEB) pelo Hospital Israelita Albert Einstein e certificada como Instrutora em CEB pelo Santa Barbara Institute da Califórnia.

Membro da Association for Contextual Behavioral Science (ACBS).

Núcleo de Stress – CRP: 06/652/J

Saiba mais sobre estresse: https://www.nucleode-stress.com.br/estresse/ e sobre ansiedade: https://www.nucleode-stress.com.br/ansiedade/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.