Ilustração de um homem de costas para uma mulher

É comum sentirmos ansiedade diante de um relacionamento, justamente pela necessidade de lidar com o desconhecido, com os sentimentos e anseios de outras pessoas.

E a chave para diminuir esse sentimento é buscar construir uma relação de confiança, seja com parceiros amorosos, familiares, amigos ou em parcerias profissionais.

Mas como identificar os sinais de que a ansiedade pode estar influenciando no seu relacionamento e mudar o jogo?

Por gerar medo e insegurança, a ansiedade excessiva faz com que as pessoas se sintam limitadas, impedindo-as de vivenciar um sentimento de alegria plena, de desfrutar de uma boa conversa ou de um momento de intimidade e prazer, devido aos pensamentos negativos e preocupações constantes.

Além disso, a pessoa ansiosa acaba focalizando demasiadamente em suas próprias preocupações e problemas, fazendo com que seu comportamento soe egoísta.

Outro sinal de que a ansiedade pode estar atrapalhando é que nem sempre a pessoa ansiosa sabe o momento certo de falar sobre o que a aflige – às vezes tornando aquele problema maior do que ele realmente é.

A ansiedade, nesses casos, pode contribuir para que a pessoa simplesmente fale sobre o assunto que a incomoda imediatamente, sem dar a ela o tempo necessário para refletir sobre aquela situação, ou fazer com que ela procrastine e evite tocar em assuntos que a deixam desconfortáveis, gerando mais estresse e ansiedade.

É importante, portanto, abrir espaço para uma conversa e para ações em que seja possível suprir as necessidades das pessoas envolvidas no relacionamento, criando uma relação de confiança e gerando momentos de prazer.

Relacionar-se saudavelmente com outras pessoas é exercitar a escuta, a empatia e a confiança, com o outro e consigo mesmo.

Saiba mais sobre ansiedade: https://www.nucleode-stress.com.br/ansiedade/

Clicando aqui você pode acessar mais informações sobre problemas nos relacionamentos: https://www.nucleode-stress.com.br/problemas-nos-relacionamentos/

Maria Claudia Esteves

Psicóloga Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental

Coach de Relacionamento

Terapeuta de Casal e sexual

CRP/SP: 105260

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.