foto de uma mulher sentada em uma sofá com a mão direita encostando a testa demonstrando ansiedade e preocupação

Apesar de indícios apontarem que os transtornos mentais são, hoje, as doenças que mais afetam a população mundial, ainda existe muito preconceito ao redor deste tema. Quer ver? Quem nunca ouviu dizer que depressão é “falta de um tanque de roupa prá lavar”?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) somente o suicídio mata 1 milhão de pessoas todos os anos, sendo a segunda causa de morte entre os jovens. Por que, então, não tratar das doenças mentais com a mesma seriedade que as físicas?

A falta de conhecimento, o medo, a indiferença e todos os outros tabus ao redor das doenças mentais impossibilitam, muitas vezes, um diagnóstico e tratamento adequado. As doenças mentais têm tratamento, que conseguem melhorar significativamente a qualidade de vida dos pacientes. Mas, é preciso ultrapassar inúmeras barreiras para conseguir buscar ajuda profissional e conquistar a capacidade de viver a vida plenamente.

Portanto, menosprezar os efeitos das doenças mentais pode ser extremamente prejudicial. Lembre-se: não é frescura, nem fingimento. Os transtornos mentais precisam ser tratados com a mesma relevância de outras doenças físicas.

Regina Montelli – Psicóloga
CRP/SP: 06/76971

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.