Foto de um coração vermelho feito à mão, com dois bandaids em cima.

O amor patológico é, em resumo, uma espécie de comportamento incontrolável, caracterizado por cuidado e atenção repetitivos e descontrolados ao parceiro em um relacionamento amoroso, negligenciando as próprias necessidades.

A boa notícia é que existe tratamento para esta condição. A psicoterapia pode ajudar quem sofre com o amor patológico. O plano terapêutico tem como objetivo ajudar o cliente a visualizar o relacionamento de maneira mais saudável, colocando em prática um comportamento mais adequado, evitando a obsessão e dependência pelo outro.

Além disso, a terapia pode ajudar a elevar a autoestima de quem tem amor patológico, bem como identificar outros possíveis transtornos relacionados como a ansiedade, instabilidade emocional e transtorno bipolar, por exemplo.

É preciso destacar que nem sempre é fácil. Muitos parceiros se sentem demasiadamente sufocados e preferem romper a relação antes mesmo do tratamento. Por isso é extremamente importante que quem possua este tipo de sofrimento busque ajuda o quanto antes, evitando novos comportamentos abusivos.

Saiba mais sobre amor patológico e problemas nos relacionamentos acessando este link: https://www.nucleode-stress.com.br/problemas-nos-relacionamentos/

Regina Montelli – Psicóloga
CRP/SP: 06/76971

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.